Ficai online é apresentada ao MP do Rio de Janeiro
A subprocuradora-geral de Justiça de Gestão Estratégica, Ana Petrucci, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões (Caoijefam), Denise Villela, receberam na tarde desta quarta-feira, 30, representantes do Ministério Público do Rio de Janeiro.
No encontro, que aconteceu na sede do MP, em Porto Alegre, estiveram presentes a coordenadora do Cao Educação do RJ, Débora da Silva Vicente, e o coordenador do Cao Infância RJ, Renato Lisboa, com integrantes de suas equipes.
A Divisão de Tecnologia de Informação e Comunicação fez a apresentação detalhada da Ficai, a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, instituída em 1997 em Porto Alegre e que, desde 2012, está disponível online, através de um convênio com a Procempa. Foram detalhadas as parcerias entre Ministério Público, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e Conselhos Tutelares, bem como, o funcionamento do sistema e os resultados obtidos.
Ana Petrucci explicou que a utilização da ferramenta facilita o fluxo de informações, agilizando o retorno do aluno infrequente, diminuindo a burocracia e possibilitando diagnosticar os motivos da infrequência escolar.
A coordenadora do Caoijefam ressaltou que a troca de práticas entre promotorias é sempre bem-vinda. “O Rio de Janeiro veio buscar uma experiência nova, que é a Ficai online, para a implementação no Rio. Eles vão estudar essa possibilidade e, ao mesmo tempo, nos trouxeram experiências que são desenvolvidas pelo MP do Rio de Janeiro, nós também pudemos observar a evolução que eles deram para outras matérias, que também tiveram êxitos na área da infância”, destacou.