MP de Carazinho renova apoio ao Programa Yacamim, que atua na proteção a crianças em situação de risco
A promotora de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Carazinho, Adriana Costa, e a coordenadora do Programa Yacamim, Vera Suckau, assinaram, nesta quinta-feira, 24, no Teatro do Sesc, em Carazinho, um termo de cooperação entre o Ministério Público e a entidade.
A assinatura do documento fez parte da programação de 10 anos do Programa. O objetivo é a implementação e sustentabilidadede do projeto de prevenção primária ao uso de drogas por crianças e adolescentes e à redução da violência e da criminalidade juvenil.
A promotora Adriana ressaltou a importância do programa Yacamim e da necessidade de resgatar apoiadores que ao longo dos anos por um motivo ou outro se afastaram. ''Queremos angariar novos colaboradores, novos parceiros, para que essa excelente contribuição do Yacamim com a comunidade possa continuar. O Ministério Público vai fazer essa ponte, enviar convites para possíveis parceiros, novos e antigos que queremos resgatar, tentar sensibilizar a comunidade em torno dessa causa tão relevante'', disse.
Uma reunião com potenciais apoiadores já está marcada para o dia 18 de setembro. O Yacamim atende mais de 200 crianças e adolescentes e oferece atividades educativas, entre elas o reforço escolar e oficinas de música e esporte. Os jovens também recebem atendimento médico, clínico e psicológico e um relatório com todas as atividades realizadas é enviado frequentemente à Promotoria.
Leia mais:
“Promotoria quer jovens longe do álcool”
MINISTÉRIO PÚBLICO E YACAMIM
A relação de cooperação e parceria entre o Ministério Público de Carazinho e o Yacamim vem se fortalecendo desde a criação do projeto, há dez anos. A ideia surgiu durante uma conversa entre a então promotora de Justiça da Infância e Juventude em Carazinho, Clarissa Ammélia Simões Machado e Vera Suckau, que na época já trabalhava com crianças e adolescentes e sonhava com um projeto mais amplo.
A promotora Clarissa, atualmente Passo Fundo, participou da solenidade na noite desta quinta-feira. Ela reforçou que deve haver, por parte de toda a sociedade, a preocupação em fortalecer programas como esse, pois são a forma de prevenir a violência e garantir um investimento na segurança pública e admitiu que é bastante emocionante ver, dez anos depois, a continuidade do programa. ''Essa é uma posição institucional do Ministério Público, trabalhos de proteção à criança e adolescente na instituição são extremamente valorizados. Receber o carinho, o reconhecimento desses jovens não tem preço, assim como ver o quanto eles se sentem como cidadãos'', falou a promotora.
APOIO
O Promotor de Justiça Cristiano Ledur também esteve presente no evento. O presidente da Acic, a Associação Comercial e Industrial de Carazinho, Jocélio Cunha, também compareceu à cerimônia. A entidade se comprometeu a colaborar para a captação de futuros parceiros para o projeto.
A noite terminou com apresentações dos jovens que integram o Yacamim, em apresentações que emocionaram o público.