Estatuto da Criança e do Adolescente é tema de palestra
Nesta segunda-feira, 29, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja, palestrou no Colégio Marista Assunção, em Porto Alegre, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Durante a palestra, Maria Regina falou sobre o processo histórico de reconhecimento dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil e sobre a origem do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Apresentou, ainda, alguns artigos importantes sobre a defesa dos diretos das crianças especialmente com relação à educação, deixando claro o papel da escola e da família na educação integral.
Além disso, a procuradora de Justiça lembrou a importância de uma escola ativa, parceira dos órgãos de proteção e, principalmente, da família. “A escola precisa falar sobre o ECA com seus estudantes, problematizar e contextualizar o estatuto. É importante que eles saibam sobre seus direitos, mas com conhecimento de seus deveres e obrigações também”, destacou.
Participaram do encontro os educadores e a equipe pedagógica do colégio, representantes da Gerência Educacional da Rede Marista, da Associação de Pais e Mestres, do Conselho Tutelar e responsáveis pelo transporte escolar.