Encontro entre Promotoria Regional da Educação de Passo Fundo e integrantes das Redes de Apoio à Escola
Com o objetivo de analisar as próximas medidas e dar continuidade aos trabalhos das Redes de Apoio à Escola (RAE’s), dos municípios integrantes da comarca de Passo Fundo – Pontão, Ernestina, Coxilha e Mato Castelhano, aconteceu uma reunião, na tarde da última quarta-feira, 12, na sede do Ministério Público de Passo Fundo.
Presidiram o encontro os promotores de Justiça da Promotoria Regional da Educação de Passo Fundo, Ana Cristina Ferrareze e João Paulo Bittencourt Cardoso, estando presentes o Comitê Gestor da RAE de Passo Fundo e das RAE’s dos demais municípios da Comarca, além de órgãos da Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, entre outros.
Durante a reunião, foi relatada e discutida a situação do novo projeto-piloto das RAE’s de Passo Fundo, em especial da RAE IV, sua organização e atividades a serem desenvolvidas. Além disso, foram analisadas e encaminhas as problemáticas referentes à infrequência e evasão escolar, sendo possível constatar que os municípios de Pontão, Ernestina, Coxilha e Mato Castelhano apresentam índices quase que inexistentes de infrequência, abandono e evasão escolar.
Conforme a promotora Regional da Educação Ana Cristina Ferrareze, “os índices muito baixos, praticamente inexistentes, de casos de infrequência e evasão escolas dos municípios são comemorados pelos órgãos integrantes das RAE’s destes municípios e pelo Ministério Público, uma vez que confirmam a efetividade do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, o que demonstra a importância na sua continuidade”.
Ao final da reunião ficou deliberado que haverá um encontro de caráter formativo, no dia 26 deste mês, com todos os órgãos e escolas integrantes da RAE IV. Também ficou acordado que os municípios pertencentes à Comarca, visando busca ativa, encaminharão ao Ministério Público levantamento do número de crianças e adolescentes residentes no respectivo município e o número alunos matriculados nas escolas, especificando em qual etapa do ensino se encontram e a faixa etária.