Fórum do Álcool realizou última ação do ano em festas de formatura do Ensino Médio
A última ação de 2016 do Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebida Alcoólica por Crianças e Adolescentes ocorreu na noite desta quinta-feira, 22, durante a formatura do Colégio Rosário, no Pepsi On Stage, em Porto Alegre. A atividade encerrou as fiscalizações do ano nas formaturas de Ensino Médio das escolas parceiras do Fórum do Álcool.
BALANÇO DO TRABALHO
Durante os cinco dias de fiscalizações, no total, cerca de 60 adolescentes que consumiram bebida alcoólica receberam atendimento médico e foram encaminhados ao Ministério Público, representado pela Promotoria da Infância e da Juventude de Porto Alegre e por servidores do Caoijefam. Os pais destes adolescentes foram chamados e assinaram termo de responsabilidade, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, tiveram casos de estudantes encaminhados ao Departamento da Criança e do Adolescente (Deca) por porte de drogas e, também, por um caso de agressão a um policial militar. Neste ano, as ações ocorreram nas festas dos colégios Monteiro Lobato, Farroupilha, Anchieta, Santa Inês e, por fim, Rosário.
Para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do Ministério Público, Maria Regina Fay de Azambuja, “é possível afirmar que, ao longo dos anos que o MP realiza o trabalho, a gravidade dos casos de saúde dos adolescentes diminuiu, o que deve ser comemorado”. A procuradora lembrou, ainda, da importância do trabalho permanente realizado ao longo do ano pelas escolas que integram o Fórum e por todas as instituições parceiras dessa iniciativa.
A tarefa da fiscalização é identificar casos de venda ou consumo de bebidas alcoólicas, apreensão das mesmas nos casos irregulares e encaminhamento dos adolescentes para atendimento e, após, para os responsáveis. A coordenadora do Caoijefam, Maria Regina Fay de Azambuja, e a promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre Inglacir Delavedova estiveram à frente das atividades.
PRESENÇAS
Também participaram da ação representantes da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Tribunal de Contas, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), da Assessoria de Segurança Institucional e do Setor de Transportes do MP, além do serviço médico do Hospital de Clínicas, de integrantes dos colégios, das equipes das produtoras das formaturas e da ong Cuidar Jovem.