Fórum do Álcool realiza reunião na sede do MP
Na manhã de quarta-feira, 30 de novembro, o Fórum de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes realizou reunião no auditório Marcelo Küfner, na sede do MP, em Porto Alegre.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja, preside os trabalhos do Fórum e, em sua fala, agradeceu as presenças e reafirmou a importância do trabalho em parceria com as escolas e outras entidades. “Sozinha nenhuma instituição pode fazer nada, precisamos atingir toda a sociedade, para isso necessitamos do esforço conjunto”, afirmou.
Dando início ao encontro, foi apresentado pela professora Márcia Zucollatto, do Colégio Anchieta, um relato sobre o evento Álcool e Segurança no Trânsito, ocorrido no dia 20 de outubro.
Na sequência, o promotor de Justiça de Capão da Canoa Mateus Stoquetti de Abreu relatou o trabalho desenvolvido na última edição do Planeta Atlântida. Dados dos atendimentos a adolescentes por ingestão excessiva de álcool ou outras drogas feitos no posto de saúde instalado dentro do evento também foram apresentados. Falou, ainda, sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Grupo RBS, que está em vigor desde 2013, e que, entre outros itens, impede a entrada de menores de 14 anos no evento. O promotor lembrou, também, que “os problemas não se limitam ao Planeta Atlântida, porque há um centrinho onde os adolescentes ingerem bebidas alcoólicas, principalmente destiladas”.
A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Inglacir Delavedova, reiterou a importância do envolvimento de todos na conscientização dos jovens e das famílias. “A gente ainda tem dificuldade em convencer as famílias dos malefícios do consumo do álcool precocemente. Temos que, em conjunto, continuar pensando em um meio de chegar às famílias, porque precisamos mostrar o que os jovens terão ao longo da vida”, disse.
Por fim os diretores da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Ilson Enk e Matias Epifânio, apresentaram a campanha “Não seja um porre”, contra o abuso de álcool na adolescência. lson Enk explicou que a mensagem da campanha é direcionada aos jovens, com uma linguagem que fala diretamente com eles”.
Ainda estiveram presentes ao encontro a subcorregedora-geral do Ministério Público Nora Bernardy Lisboa, o procurador de Justiça Ivan Melgaré, médicos psiquiatras do Serviço Biomédico do MP, Fábio Montano Wilhelm e Thiago Pianca, além de representantes de diversas escolas, Brigada Militar, Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) da Polícia Civil, Vida Urgene, produtoras de formaturas, entre outras entidades.