Ministério Público recebe exposições fotográficas
O Ministério Público está recebendo, no andar térreo de sua sede institucional na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80, em Porto Alegre, duas exposições fotográficas. As mostras são frutos da parceria entre o MP e o Centro Social Pe. Pedro Leonardi, e celebram o Mês da Criança.
Uma das mostras é a primeira Exposição Fotográfica de Educandos do Centro Social Pe. Pedro Leonardi, entidade destinada primordialmente ao atendimento de crianças carentes da zona sul de Porto Alegre. A exposição, intitulada Fotografia é Escrever com a Luz, é composta por 30 fotos em preto e branco, todas realizadas por crianças entre 11 e 13 anos de idade. Os retratos expostos são resultado de uma oficina de fotografia desenvolvida no próprio Centro Social, iniciada em março deste ano, com o objetivo de inserir a fotografia como instrumento de arte e reflexão no contexto social das crianças moradoras da região.
A outra exposição que o Ministério Público está abrigando apresenta registros de vários momentos da parceria do MP com o Centro Social Pe. Pedro Leonardi. Esta associação teve início em 2012, com um projeto que realizou a transformação de máquinas caça-níqueis inutilizadas em móveis e outros utensílios destinados aos assistidos pelo Centro. Outros momentos importantes desta relação também estão exibidos na mostra, como a época em que o promotor de Justiça José Seabra Mendes Júnior coordenava o Projeto Alquimia, que resultou na inauguração de um Centro Profissional de Mercearia, a elaboração do primeiro curso de formação de mediadores comunitários e a criação do Núcleo de Mediação Comunitária da Restinga, além de outros eventos.