Promotoria debate sobre a implementação do Projeto Pedagógico Hospitalar no São Vicente de Paulo
Na tarde da terça-feira, 6, foi realizada reunião entre a Promotoria Regional da Educação de Passo Fundo, Procuradoria-Geral do Município, Secretaria Municipal de Educação, Hospital São Vicente de Paulo, Conselho Municipal de Educação, 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, OM Arquitetura e Universidade de Passo Fundo.
Na oportunidade, foi discutida a firmatura de um termo de cooperação entre as entidades presentes para normatizar o atendimento pedagógico que vem sendo disponibilizado para crianças internadas há mais de 15 dias no Hospital São Vicente de Paulo.
O projeto educacional para oncologia pediátrica começou a ser discutido há cerca de seis meses e, alicerçado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96), atende crianças de toda a região norte do Estado do Rio Grande do Sul, desde o primeiro ano do ensino fundamental até o nono ano, por meio de professores disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação.
Atualmente, existem aproximadamente 30 pacientes internados na ala pediátrica do referido hospital, em idade escolar, que são atendidos pela classe hospitalar. O atendimento começa após um contato prévio com a família e com a escola da Cidade de origem, que é responsável por encaminhar as atividades e a forma de avaliação.
A Promotora de Justiça responsável, Ana Cristina Ferrareze Cirne, ressaltou que “este projeto, de cunho pedagógico, tem o condão de humanizar o período do tratamento que necessita internação hospitalar, possibilitando que a criança mantenha o vínculo com a escola e a cidade de origem”.