Combinação de álcool e trânsito é tema de reunião de Fórum na sede do MP
Na manhã desta quarta-feira, 24, o Fórum de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes realizou reunião no auditório Marcelo Küfner, na sede do MP. Durante o encontro foram apresentadas as atividades do Projeto Álcool e Segurança no Trânsito. Na ocasião, o Detran/RS apresentou dados sobre os acidentes no Rio Grande do Sul.
A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja, deu início a reunião falando sobre o Projeto Álcool e Segurança no Trânsito, que consiste em uma mostra de vídeos produzidos por estudantes do 8º e 9º ano sobre o tema. A iniciativa tem como objetivo incentivar a discussão e reflexão sobre álcool e trânsito nas escolas. “A exibição dos trabalhos será acompanhada pelas ONGs internacionais que vão estar no Estado devido a Conferência do Conselho Internacional sobre Álcool, Drogas e Segurança no Trânsito. Até o momento temos inscrições dos colégios Rosário, Anchieta, Monteiro Lobato, Santa Inês e Farroupilha”, destacou a Procuradora de Justiça.
A coordenadora da Assessoria Técnica do Detran/RS, Rosane Crivela, falou sobre as estatísticas da acidentalidade. De acordo com o estudo dos dados dos últimos oito anos é possível perceber que ocorre um aumento de mortes no trânsito nos meses de abril, maio, setembro, novembro e dezembro. A colisão é responsável por 48,5% dos acidentes, 30% das vítimas fatais são motoristas e quase 24% motociclistas. “Quase metade das mortes no trânsito são de cidadãos habilitados, conhecedores das leis de trânsito e que passaram por curso de formação”, lamenta.
No ano passado o trânsito matou 1.531 pessoas. O número é alto, porém os acidentes reduziram quase 15% de 2014 para 2015. Apesar da redução no número geral houve um aumento de 4% no número de vítimas fatais entre zero e 17 anos. Até junho de 2016 foram contabilizadas 818 mortes em decorrência de acidentes de trânsito no RS, 5% delas representam óbitos de menores de idade.
Representando a Divisão de Educação para o Trânsito, Laís Elizabete Silveira apresentou ao grupo diversas ferramentas que o Detran/RS oferece para buscar um convívio mais harmônico no trânsito. Cursos em EAD capacitam, gratuitamente, facilitadores para trabalhar a temática trânsito nas escolas e empresas.
A Promotora de Justiça Inglacir Dornelles Clós Delavedova sugeriu a apresentação do conteúdo programático para as Coordenadorias Regionais de Educação. “Precisamos lembrar que os jovens que encontramos alcoolizados nas festas de formatura do ensino fundamental serão possivelmente os condutores de amanhã”, ressaltou.