MP participa de debate sobre obras em escolas da rede estadual
A Assembleia Legislativa foi palco de um debate proposto pelo Deputado Adão Villaverde para tratar das reformas das escolas estaduais. Essa é uma das reivindicações dos professores e estudantes que ocupam diversos espaços escolares na Capital e Interior, que se fizeram presente trazendo outras demandas. O evento desta terça-feira, 31, teve participação da Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja.
Em sua manifestação, a Procuradora de Justiça Maria Regina de Azambuja falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelas Promotorias Regionais de Educação, que estão em constante contato com a comunidade escolar neste momento. “Estamos buscando informações juntos aos estudantes, pais, professores e direção das escolas, dialogando com todos, a fim de auxiliar na construção de soluções”.
Os Secretários de Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, e o de Obras, Gerson Burmann, também participaram das discussões e apresentaram dados sobre o tema. Ambos falaram sobre a força-tarefa que está sendo realizada pelas duas Secretarias a fim de acelerar o processo burocrático e dar inícios as obras nas escolas. “Devido às dificuldades estruturais e financeiras estamos dando prioridade aos casos emergenciais. Porém, muitas escolas precisam de adequação”, afirmou Burmann. Enquanto isso, Vieira da Cunha garantiu que não vai tratar o tema da educação como caso de polícia. E afirmou que está aberto ao diálogo com os estudantes.
A Presidente do Cpers Sindicato, Helenir Schurer, destacou que é preciso garantir a integridade física dos estudantes que estão neste momento nas escolas. Diversos estudantes usaram a palavra para falar da situação em que se encontram suas escolas. O Vice-Presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Pedro Correia, esteve presente no debate.