Restinga Sêca: Promotor ingressa com ação contra medida da Prefeitura de unificar turmas em escola
A Promotoria de Justiça de Restinga Sêca ajuizou nesta sexta-feira, 8, ação civil pública com pedido de tutela antecipatória contra ato do Município que instituiu o sistema de “enturmação” na Escola Municipal Dezidério Fuzer, na localidade de São Miguel. Conforme a decisão da Prefeitura, alunos da escola de séries diferentes deverão dividir a mesma sala de aula. A adminstração municipal alega que a medida foi tomada devido à questão financeira.
O Promotor de Justiça Sandro Loureiro Marones assinou a ação e aponta que a forma de estruturação das turmas escolares no sistema multisséries é prejudicial à qualidade do ensino dos alunos. “O professor trabalha na mesma sala de aula com alunos de várias séries simultaneamente, sem dar a atenção necessária às crianças que estão em processo de alfabetização e aprendizado”, considerou.
Na ação ajuizada, o Ministério Público requer liminarmente que o Município de Restinga Sêca providencie o desmembramento das classes multisseriadas existentes na Escola Municipal Dezidério Fuzer, criando turmas específicas para as respectivas séries do ensino fundamental, cada qual a funcionar em sala de aula distinta e com professores próprios.