Evento celebra convênio entre MP, Universidade Federal de Santa Maria e Fase/RS
Para finalizar as atividades do ano de 2015, debater as ações desenvolvidas e projetar o ano de 2016, foi realizado na quinta-feira, 10 – Dia Nacional dos Direitos Humanos -, evento no auditório da Promotoria de Justiça de Santa Maria. Participaram professores, mestrandos e assessores administrativos da UFSM, agentes socioeducadores, representantes das equipes técnicas e direções das unidades, além de professores da Escola do Case. O Presidente da Fase, Robson Zinn, também esteve presente.
A Promotoria de Justiça de Santa Maria firmou, no ano passado, convênio com a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – e o sistema Fase, tendo como objeto a realização de assessoria técnica na área da socioeducação para as Unidades do Case e do Casemi existentes em Santa Maria.
PAINÉIS
O evento iniciou com um painel, com abordagens sobre os desafios da socioeducação, pela Assistente Social Silvia Tejadas, do GAT/UDH, e da Psicóloga Mariana Lopes, com a mediação do Promotor de Justiça Antônio Augusto Ramos de Moraes.
Em um segundo painel, mediado pela Assistente Social Leila Moura, ocorreram abordagens sobre as atividades do convênio ao longo do ano, com manifestações da Professora Márcia Paixão e da mestranda Camila Parigi, da UFSM, da Psicóloga Jana Zappe, do Case, do agente socioeducador Fabiano da Costa Vieira e da Psicóloga Cássia Drago da Costa, do Casemi, finalizado com produtivo debate. Ao final foram projetadas as atividades do convênio para o ano de 2016.
CONVÊNIO
O convênio, gestado ao longo de aproximadamente um ano pelo Promotor de Justiça Antônio Augusto Ramos de Moraes - com suporte das Assistentes Sociais Silvia Tejadas e Fabiana Aguiar, do GAT/UDH -, por Professores e representantes da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, pela Presidência da Fase e pelas direções das Unidades do Case e do Casemi, teve início no final do ano de 2014, com a participação dos cursos de Psicologia, Serviço Social, do Centro de Educação e do Centro de Artes e Letras.
As atividades envolveram suporte técnico para agentes socioeducadores e equipes técnicas das duas unidades, além de suporte para a escola que funciona no interior do Case (Escola Humberto de Campos), com acompanhamento mensal efetivado por Grupo Gestor, do qual fazem parte a 3ª Promotoria de Justiça de Santa Maria, na pessoa do Promotor Antônio Augusto Ramos de Moraes, representante da Pró-Reitoria de Extensão e professores dos cursos de Psicologia, Serviço Social, do Centro de Educação e do Centro de Artes e Letras, representantes das direções e equipes técnicas do Case e do Casemi, além da direção da escola.