Trabalho da Ficai Online é ampliado
O trabalho da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai Online) foi ampliado com a assinatura de um documento aditivo ao termo de cooperação que promove a iniciativa. Através da assinatura, crianças a partir dos quatro anos de idade serão monitoradas no projeto que tem como objetivo contribuir no combate à evasão e infrequência escolar.
O aditivo ainda prevê que a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) passe a integrar o termo de cooperação entre o MP e diversos órgãos e entidades.
Além do Ministério Público e da Procempa, assinaram o documento aditivo diversos órgãos como a Secretaria Estadual da Educação; o Conselho Estadual de Educação; o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; e a Associação dos Conselheiros Tutelares do RS.
“Precisamos cada vez mais valorizar a educação infantil e esta mudança de cultura está apenas sendo iniciada no País. As crianças que não são atendidas nos primeiros anos de vida no ensino infantil são as mais vulneráveis posteriormente”, avaliou a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja.
O PROJETO
A Ficai Online tem como objetivo geral contribuir, de forma mais ágil e eficaz, para o combate à evasão e infrequência escolar, visando a permanência e o sucesso do aluno na escola. Em agosto de 2012, o Ministério Público e a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) firmaram o convênio de informatização da Ficai.
Desde o início deste ano foram abertas mais de 47 mil Ficais e mais de sete mil alunos retornaram à sala de aula, com atuação do Ministério Público, Conselho Tutelar ou da própria escola.