Prêmio Jornalismo do MP/RS: escolhidos os vencedores de 2015
Após examinar 71 trabalhos inscritos na XVII edição do “Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul”, a Comissão Julgadora do concurso definiu as matérias jornalísticas ganhadoras do prêmio/2015, que será entregue em 14 de dezembro, às 9h, no Palácio do Ministério Público, na Praça da Matriz, Centro da Capital.
Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e comendas, oferecidas pela Associação do Ministério Público e Escola Superior do Ministério Público, bem como um final de semana no Hotel Continental, em Canela. O prêmio promovido pela Instituição tem apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e patrocínio do Hotel Continental Canela.
VENCEDORES NA CATEGORIA IMPRESSA
A categoria Reportagem/Impressa foi conquistada pela série de matérias focando as “irregularidades na gestão da Santa Casa de Rio Grande e a atuação do MP diante da situação”, de autoria da jornalista Aline Pereira Rodrigues, publicada nas edições de 29/11/2014, 1º/9/2015, 16/10/2015, 23/10/2015 e 17/3/2015 no Jornal Agora. O segundo lugar foi obtida pela matéria “Inquérito cita envolvimento de servidores”, de autoria do jornalista Rodrigo Ferreira Martini, publicada na edição de 11 de abril deste ano no Jornal A Hora, de Lajeado, discorrendo sobre as apurações do esquema de fraudes em licitações para serviços de limpeza urbana.
VENCEDORES NA CATEGORIA TV
Na categoria Reportagem/TV, a Comissão Julgadora decidiu premiar apenas um trabalho: a série de reportagens “Descaso com as águas”, de autoria do jornalista Fábio Almeida e equipe, exibida de 25/04 a 1º/05 deste ano na RBSTV e na Rede Globo, mostrando que o Estado tem três rios na lista dos 10 mais poluídos do País.
VENCEDORES NA CATEGORIA RÁDIO
Na categoria Reportagem/Rádio, venceu a reportagem “A longa espera por um lar”, de autoria das jornalistas Maria Eduarda Fortuna e Marcela Panke, veiculada em 25 de agosto deste ano na Rádio Gaúcha narrando a demora do processo de adoção que faz com que crianças percam a 1ª infância em abrigos. Em segundo lugar foi escolhida a reportagem “Núcleo de segurança alimentar do MP combate fraude na produção de leite, queijo e palmito no RS”, de autoria do jornalista Cid Martins, veiculada em 10 de novembro deste ano na Rádio Gaúcha, que mostra a atuação forte do MP nessa área.
VENCEDORES NA CATEGORIA WEB
Na categoria Mídia Web, as vencedoras foram as jornalistas Adriana Irion e Fernanda da Costa, de Zero Hora, com a reportagem “Vítimas de abrigos”, veiculada de 26 a 27/07 deste ano, que retrata o descaso a que são submetidas crianças e adolescentes que vivem em abrigos.
VENCEDORES NA CATEGORIA FOTOGRAFIA
Na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi o fotógrafo Félix Zucco, do Jornal Zero Hora, evidenciando a “Operação Ju$$ara”, publicada no dia 10 de novembro deste ano mostrando momentos da ação. O segundo lugar foi conquistado com as fotos “A corrente que Bernardo uniu”, de Carlos Macedo, publicadas em 5 de abril deste ano no Jornal Zero Hora. As fotos mostram a corrente que a comunidade de Três Passos fez em torno do menino assassinado.
VENCEDORES NA CATEGORIA ESPECIAL
Na categoria Prêmio Especial – destacando o combate às organizações criminosas – o vencedor foi o fotógrafo Diogo Zanatta, de Zero Hora, com a reportagem “Mexeram no seu queijo”, publicada em 17 de junho deste ano.