Promotora participa de debate sobre acolhimento em Porto Alegre
O acolhimento institucional foi pauta de debate nesta terça-feira, 27, entre representantes de diversos órgãos e Jornalistas no Pão dos Pobres, em Porto Alegre. A Promotora de Justiça da Infância e da Juventude da Capital Cinara Dutra Braga apresentou detalhes sobre o sistema de acolhimento para a repórter do Jornal Zero Hora Letícia Duarte; o apresentador e comentarista da Rádio Gaúcha e RBSTV Cláudio Brito; e o apresentador da Rádio Bandeirantes André Machado.
Com o tema “Sobram crianças, faltam famílias? Os entraves do processo de adoção”, proposto pela administração do Pão dos Pobres, Cinara relatou que Porto Alegre tem atualmente cerca de 1,3 mil crianças e adolescentes acolhidos, sendo que 292 delas estão aptas à adoção. Ela mencionou a morosidade no encaminhamento de processos de adoção na Capital, bem como problemas estruturais no Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre.
A Promotora de Justiça também apresentou aos Jornalistas e ao público que acompanhou os debates, casos concretos de crianças em que houve demora na adoção. Cinara Braga ainda mostrou os problemas encontrados em inspeções nas casas de acolhimento.
Participaram do debate o Presidente do Conselho Municipal de Porto Alegre, Frei Luciano Bruxel; o Presidente da Fundação de Proteção Especial (FPE), José Luis Barbosa, além representantes do Tribunal de Justiça do RS, da Defensoria Pública Estadual e das casas de acolhimento.
Ouça aqui a Rádio MP.