Qualidade da educação é pauta de seminário em Passo Fundo
Teve início na quinta-feira, 22, o VI Seminário de Monitoramento da Promotoria Regional da Educação de Passo Fundo. Os trabalhos foram conduzidos pela Promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze Cirne e contaram com a participação do Promotor de Justiça de Palmeira das Missões João Paulo Cardozo.
O evento foi desenvolvido com o objetivo de reunir gestores dos 145 municípios que integram a Preduc de Passo Fundo. Eles foram divididos em quatro grupos, preferencialmente por Associações de Municípios. A ideia foi debater e refletir sobre a melhoria da qualidade da educação, especialmente no que se refere às metas do Projeto de Padronização das Promotorias Regionais da Educação, desenvolvido conjuntamente com o Centro de Apoio à Infância e Juventude, e do Plano Nacional da Educação.
Dentre as ações propostas destacam-se a melhoria da qualidade da educação, a ampliação da oferta e qualidade de vagas na educação infantil, prevenção e enfrentamento à infrequência e abandono escolar, inclusão de pessoas com deficiência, aprovação dos planos municipais de educação e a ampliação da oferta de vagas na educação infantil. Os encontros também contam com a participação da Assistente Social Silvana Perin, do Gabinete de Assessoramento Técnico do MP.
Conforme a Promotora Regional da Educação, Ana Cristina, os seminários “encaixam-se perfeitamente no projeto das Promotorias Regionais, uma vez que a relação com os gestores se dá de forma articulada no sentido de buscar as soluções efetivas para as questões propostas, valorizando a atividade a resolução extrajudicial”.