MP participa de ação de inclusão de crianças em situação de vulnerabilidade
Mais de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social tiveram, neste sábado, 24, uma tarde de diversão e inclusão social. Organizado pelo Departamento de Direitos Humanos da Secretaria da Segurança Pública (DDH/SSP), o evento "Criança com Segurança, Semeando a Cidadania" reuniu centenas de pessoas na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre. O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen, bem como as Promotoras de Justiça da Infância e Juventude Cinara Dutra Braga e Denise Vilella participaram das atividades.
A ação é resultado de uma parceria com os órgãos que integram o Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (Crai) do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, Ministério Público, Secretaria Municipal da Saúde, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias (IGP). Uniram-se à ideia a Brigada Militar (BM), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Segurança Pública de Porto Alegre (SMSEG) e entidades da sociedade civil organizada, como o Projeto Amor e o Projeto Vó Chica.
Mais de 100 servidores e voluntários deram a sua colaboração, através da coordenação e acompanhamento de cerca de 200 crianças em atividades lúdicas e educacionais, como em brinquedos infláveis, piscina de bolinhas e teatro de fantoches. Empresas de Porto Alegre ofereceram lanches e brindes aos pequenos.
Fabiano Dallazen destacou a importância da união entre as instituições para a proteção dessas crianças: “elas crescem sem nenhuma atenção familiar, e atividades como esta mostram a preocupação, o carinho, e o envolvimento das instituições parceiras. Nós todos juntos podemos construir mais por esse futuro que estamos vendo hoje”, disse.
As Promotoras de Justiça Denise Vilella e Cinara Dutra Braga, que atuam cotidianamente junto às crianças, falaram da alegria em ver os sorrisos nos rostos das crianças. Denise apontou a necessidade da união de várias instituições “em busca da proteção das crianças vítimas de qualquer tipo de violência”. Conforme ela, “a maior parte das crianças é oriunda de abrigos, sofreu algum tipo de violência e foi afastada dos pais, por isso é importante que tenham momentos de descontração”. Já Cinara ressaltou que “só de olhar o brilho nos olhos dessas crianças a gente se emociona”.
O Secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, comemorou o sucesso da iniciativa. “As crianças são, sem dúvida, as mais frágeis. Eventos como este contribuem para que elas se sintam parte integrante da sociedade”, afirmou. Participaram, também, o Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier, o Secretário da Educação, Vieira da Cunha, o Presidente da Fundação de Proteção Especial, José Luis Barbosa, o Comandante-Geral da BM, Coronel Alfeu Freitas Moreira, entre outros.
A BM e a PC promoveram apresentações dos cães do 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do Departamento Estadual do Narcotráfico (Denarc). Ações de conscientização sobre o trânsito foram realizadas pela Oficina de Trânsito da PC e pela Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da BM (CRBM).