Projeto da Escola da Nova Consciência é apresentado em Passo Fundo
Foi realizada neste mês reunião para discutir os trabalhos da Rede de Apoio à Escola (RAE) com apresentação do projeto da Escola da Nova Consciência, em Passo Fundo. A Promotora de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, Ana Cristina Ferrareze Cirne, participou do evento que ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Passo Fundo (Escola Aberta).
Durante sua manifestação, a Promotora asseverou que acredita no potencial do educandário e entende que este precisa passar por uma revitalização. Ana Cristina Ferrareze Cirne destacou que os alunos que o frequentam, tendo em vista as dificuldades sociais e familiares enfrentadas, necessitam de um olhar diferenciado.
Na oportunidade, Rafael Figueiredo, Presidente da Associação da Escola da Nova Consciência, apresentou o projeto, explicando a origem e a inspiração na Escola da Ponte de Portugal, e como foi acordado para implantá-lo na Escola Aberta. Considerou que, em um primeiro momento, o educandário continuará com a metodologia normal no turno de aula, sendo que os alunos participarão de oficinas, realizadas por voluntários, no turno inverso.
Os representantes das entidades presentes demonstraram apoio à iniciativa proposta. A 7ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) comprometeu-se em providenciar recursos humanos para a nova iniciativa. A Secretaria Municipal de Educação se prontificou em trabalhar para garantir o transporte escolar aos alunos, bem como em estudar o termo de convênio existente entre o Estado e o município em relação à Escola Aberta, verificando a possibilidade de repactuá-lo de modo que seja o mais benéfico possível para o educandário. Por fim, a Promotora sugeriu, caso fosse necessário, a formação de uma comissão para a realização de reunião com o Secretário Estadual de Educação com o objetivo de solicitar apoio ao projeto.