Coordenadora do Caoijefam palestra para professores do Colégio Oscar Pereira
A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja, palestrou para Professores nesta segunda-feira, 20, no Colégio Oscar Pereira, localizado no bairro Cascata, em Porto Alegre.
Durante sua manifestação, a Procuradora de Justiça abordou sobre os riscos envolvendo o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. Ressaltou, ainda, a vulnerabilidade dos jovens para o uso de álcool e drogas, uma vez que a estrutura cerebral do adolescente ainda não está totalmente formada e sofre muitas alterações.
Maria Regina Fay de Azambuja apresentou dados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que mais da metade dos adolescentes brasileiros já provou bebida alcoólica. “Dos estudantes entrevistados neste estudo 31,7% já tomaram a primeira dose com 13 anos ou menos”, afirmou.
A Coordenadora do Caoijefam também apontou que existe no meio social brasileiro uma cultura que incita o consumo ao álcool. “Muitos jovens apreendem a beber em casa e ainda temos uma facilitação na comercialização de bebidas no Brasil.”
A Procuradora de Justiça palestrou para professores a convite da supervisora da escola, Jaqueline Fraga, que também participa das atividades do Fórum do Álcool.