MP participa de lançamento de Frente Parlamentar em defesa dos filhos de apenados e apenadas
A Assembleia Legislativa do Estado instalou, na manhã desta quarta-feira, 10, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Filhas e Filhos de Apenados e Apenadas, que será presidido pela Deputada Miriam Marroni. No evento, a parlamentar apontou que o principal objetivo do trabalho é fazer um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e fomentar ações do Poder Público para proteger e oferecer oportunidades aos jovens.
Participaram do ato de instalação a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja; os Promotores de Justiça de Execução Criminal de Porto Alegre Aline dos Santos Gonçalves, Ana Lúcia Cioccari Azevedo e José Eduardo Corsini; e a Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre Cinara Braga Dutra Vianna.
Durante sua manifestação, Maria Regina afirmou que a criação da Frente Parlamentar é oportuna e relatou que a situação dos filhos e filhas de apenados e apenadas é uma preocupação do Ministério Público, especialmente da Promotoria de Execução Criminal.
“A situação de vulnerabilidade destas crianças é muito grande e o nosso compromisso é de não retirar os olhos para esta dura realidade. Há muito para ser feito na área da saúde e da educação e chegou o momento de planejarmos ações nesse sentido”, asseverou a Procuradora de Justiça.
Também participaram do lançamento da Frente Parlamentar o Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Cesar Faccioli; outros parlamentares e representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Estadual da Juventude, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Conselho Regional de Psicologia, Associação de Proteção e Assistência aos Apenados (Apac), Prefeitura de Canoas e Câmaras de Vereadores de Rio Grande e Pelotas.