Capacitação sobre a Ficai Online é realizada no Ceaf
Ocorreu durante toda esta quarta-feira, 20, na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), um encontro de capacitação da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai Online) para servidores, Promotores de Justiça e representantes do Conselho Tutelar e de Secretarias de Educação.
A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja, se manifestou na abertura do curso e destacou para a importância da sensibilização da rede de atendimento neste tema. “Este trabalho impacta na vida das crianças e dos adolescentes”, resumiu.
A Procuradora de Justiça ainda expôs os principais motivos geradores da evasão escolar, como a resistência do aluno, a suspeita de negligência dos pais e a dificuldade de aprendizagem. Maria Regina Fay de Azambuja apontou que a fase de transição entre o ensino fundamental e o ensino médio é uma das que mais apresenta riscos para que o aluno deixe a escola.
Palestraram durante a capacitação o Analista de Informações da Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), Alípio José de Oliveira, e o Coordenador da Unidade de Apoio ao Usuário do MP, Cláudio Avila da Silva. Na ocasião, Promotores de Justiça e servidores de diversas Comarcas expuseram as principais dificuldades no preenchimento e encaminhamento da Ficha em cada região do Estado.