Escolhidos os homenageados da primeira edição do Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos
O Ministério Público irá homenagear com o Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos, membros e servidores da Instituição, personalidades, instituições e empresas que se destacaram em sua área de atuação na defesa dos direitos humanos e na proteção da infância e juventude. Receberão o prêmio nesta primeira edição a Promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga, na categoria “Membro ou servidor do MP/RS”, e o Instituto do Câncer Infantil RS, na categoria “Instituição ou personalidade”. Excepcionalmente, nesta primeira edição será realizada, ainda, homenagem na forma de premiação aos familiares do Promotor Miguel Velasquez. A solenidade de entrega será na próxima quinta-feira, dia 14 de maio, juntamente com a condecoração Ordem do Mérito 2015. O evento ocorrerá no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, sede do MP/RS em Porto Alegre, a partir das 17h.
O PRÊMIO
O Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos foi instituído pelo de Provimento 25/2015, publicado no Diário Eletrônico do MP/RS, dia 15 de abril. Segundo o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, ao instituir esta premiação o Ministério Público reconhece formalmente a valorosa contribuição do Promotor de Justiça Miguel Granato Velasquez, falecido em 29 de agosto de 2014, especialmente na defesa dos direitos humanos e na proteção à infância e juventude. “Além de reconhecer o legado deixado pelo Promotor Miguel Velasquez em sua área de atuação, este prêmio oportunizará ao Ministério Público destacar valiosas contribuições de personalidades e instituições que, por sua desenvoltura profissional ou social, não poupam esforços na defesa do trabalho desenvolvido pelo MP, com o objetivo final de defender a sociedade e promover o Estado Democrático de Direito”, destacou o Chefe do MP.
Os homenageados deste ano foram escolhidos por uma comissão formada por membros e servidores do Ministério Público, conforme determinado no provimento que instituiu a premiação.