Coordenadora do Caoijefam apresenta dados da Ficai On Line para coordenadores regionais de educação
A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja, palestrou nesta quarta-feira, 28, para coordenadores regionais de educação que foram recém-empossados.
Na oportunidade, a Procuradora de Justiça abordou sobre os principais projetos do Ministério Público na área da educação, especialmente da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai) On Line. O Secretário Estadual de Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, abriu os trabalhos da reunião e destacou que a Ficai é uma ferramenta imprescindível que busca combater a infrequência e a evasão escolar.
Maria Regina Fay de Azambuja salientou que a informatização da Ficha aponta para possíveis casos de violência familiar, trabalho infantil, dificuldades de aprendizagem, negligência e bullying. “Os dados que a Ficai oferece ainda não trazem a realidade de todo o Estado, mas apontam indicadores importantes que precisam ser analisados com profundidade”, avaliou.
REUNIÃO
Nesta segunda-feira, 26, a Procuradora de Justiça também esteve reunida com o Secretário Vieira da Cunha, ocasião em que apresentou informações mais específicas da Ficai On Line, com a participação do chefe da Divisão de Informática do MP, Willy Andrey Fröhlich.
Dados de janeiro de 2012 a dezembro de 2014 mostram que foram registradas no sistema 59.898 fichas. Com detalhamento de motivos da infrequência, foi possível perceber que a maior parte do problema está ligada à resistência do aluno. “A Ficai funcionou pela colaboração de diversas instituições, não só pela iniciativa do Ministério Público”, comentou a Procuradora.