Operação contra poluição sonora e consumo de bebidas alcoólicas é realizada no Parque Farroupilha
Com o objetivo de coibir a poluição sonora causada pela aglomeração de pessoas e a venda de bebidas alcoólicas para adolescentes, o Ministério Público, Brigada Militar, Departamento Estadual da Criança e do Adolescente da Polícia Civil – Deca e Secretaria Municipal da Indústria e Comércio de Porto Alegre – Smic realizaram na tarde deste domingo, 11, operação nas imediações do Parque Farroupilha e estabelecimentos da Avenida Venâncio Aires.
TRIBOS
Os integrantes da Brigada Militar realizaram averiguação dentro do Parque Farroupilha, onde se reúnem jovens de tribos punks e emos para consumir vinho e outras bebidas. Grande parte dos frequentadores abordados eram maiores de idade e não foi constatado o consumo de álcool por menores de idade. Entretanto, cerca de 15 garotas que não portavam identidade foram encaminhadas ao Ônibus do Ministério Público, que estava estacionado em frente ao Monumento ao Expedicionário. No local, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja e os policiais do Deca Karina Correa e Bruno Osório ressaltaram ao grupo a importância de portar sempre algum documento de identidade. Algumas nem mesmo haviam feito o próprio documento, mesmo já tendo 17 anos de idade.
ESTABELECIMENTOS
Também presente no local, a Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital Josiane Superti Brasil Camejo acompanhou a fiscalização feita pela Smic nos estabelecimentos comerciais. Além disso, esteve reunida com integrantes da Associação dos Moradores e Amigos da Avenida Venâncio Aires (Amava), Alfonso Menegassi Filho e Lilian Alves Monteiro. A Promotora destacou que a poluição sonora nas redondezas é investigada pelo Ministério Público em inquérito civil. Aos representantes dos moradores, a Promotora afirmou que o simples fato da presença do MP, BM, PC e Smic no local sem o uso de força coercitiva mostra a preocupação de tais entidades com as ocorrências de abusos no local. Da mesma forma, a simples presença das autoridades policiais, segundo ela, pode influenciar os jovens frequentadores a respeitarem as regras de boa convivência no Parque.
Durante a ação, os fiscais da Smic constataram que um posto de gasolina, dois mercados e uma sorveteria estavam com seus alvarás de funcionamento regulares.
Além da parceria com os integrantes da BM, PC e Smic, a operação contou também com os servidores que atuam fixamente no Ônibus do MP e da Assessoria de Segurança Institucional.
Ouça aqui a Rádio MP.