"Teste da Orelhinha" será realizado em Passo Fundo
Foi firmada nesta terça-feira, 25, uma parceria para a realização da Triagem Auditiva Neonatal, conhecida como "Teste da Orelhinha", que passa a ser disponibilizada obrigatoriamente pelas unidades hospitalares de Passo Fundo. A assinatura foi chancelada pela Promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze Cirne e por representantes da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde e de hospitais da cidade. A Promotora de Justiça Clarissa Simões Machado também participou da solenidade.
O “Teste da Orelhinha” será realizado pelo gestor público de saúde, com o apoio dos hospitais da rede pública e estabelecimentos conveniados do Sistema Único da Saúde - SUS -, bem como entidades hospitalares privadas, em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 12.303/10 e na Lei Municipal nº 4373/07.
O exame é simples e não possui contraindicações. Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido do bebê, o que permite ao médico ou fonoaudiólogo verificar se a criança ouve normalmente. Recomenda-se que o teste seja feito no primeiro mês de vida, mas todos os bebês devem passar pelo exame.