Promotor Miguel Velasquez receberá homenagem in memorian da Câmara de Vereadores
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre, por proposição do Vereador Nereu D’Avila, realiza no próximo dia 3 de novembro, às 14h30min, Período de Comunicações para homenagear, in memorian, o Promotor de Justiça Miguel Granato Velasquez, pelos seus 24 anos de atuação no Ministério Público. Velasquez faleceu em 29 de agosto deste ano. A solenidade ocorrerá no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho (Avenida Loureiro da Silva, 255).
TRAJETÓRIA
Natural de Santa Maria, Miguel Velasquez ingressou no Ministério Público em 1990. Antes de atuar em Porto Alegre, passou pelas Comarcas de Iraí, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. Era Especialista em Direito Comunitário e Infância e Juventude. A última função que ocupou, antes de seu afastamento para tratamento de saúde neste ano, foi a de Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos. Também foi Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude de 2004 a 2008. Em 2013, foi agraciado com a Ordem do Mérito do Ministério Público, em função dos relevantes serviços prestados à Instituição.
Em 2011, assumiu a função de Secretário de Estado Adjunto da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. Em 2012, participou do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, na Universidade de Harvard, em Cambridge-EUA.
Miguel Velasquez teve atuação marcada na área dos Direitos Humanos, da Infância e Juventude, da Violência Doméstica e da Saúde, proferindo inúmeras palestras nessas áreas em escolas e universidades. Ajuizou ação pioneira, em nome do Ministério Público, que determinava a compra de leitos e UTIs pediátricas de unidades privadas, quando não disponibilizados pelo SUS.