MP e Procempa renovam convênio da Ficai On Line
O convênio entre o Ministério Público e a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), que implantou o sistema Ficai On Line (Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente), foi renovado nesta quinta-feira, 18, em audiência na Prefeitura de Porto Alegre.
A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, e o Presidente da Companhia, Mário Teza, assinaram o documento, na presença do Prefeito da Capital, José Fortunati.
O plano de trabalho para 2014/2015 dá continuidade ao processo de informatização da Ficai e a integração entre os sistemas entre das Secretarias de Educação, escolas, Conselhos Tutelares e MP, além de capacitação dos operadores. “Desde a implantação do Ficai On Line, as ações das escolas, Conselhos Tutelares e do MP já conseguiram trazer de volta para as salas de aula quase 11 mil alunos que tinham abandonado a sala de aula. É um projeto único no Brasil e que antes estava restrito a Porto Alegre, mas graças à parceria com a Procempa estamos conseguindo levar essa ferramenta a todas as escolas do Rio Grande do Sul”, destacou Coordenadora do Caoijfam.
Por sua vez, o Prefeito José Fortunati saudou o trabalho realizado e desejou mais profícuos resultados para a parceria. “A Ficai é um sistema que realmente funciona e nos dá dados concretos para operar políticas públicas no controle do abandono e da evasão escolar. Depois da implantação do sistema tivemos um salto de qualidade”, afirmou.
Também participaram da audiência o Coordenador da Divisão de Informática do Ministério Público, Willy Andrey Fröhlich, diretores e técnicos da Procempa que trabalham com a Ficai On Line.
HOMENAGEM
Na audiência, o Prefeito, o Presidente da Procempa e a Procuradora de Justiça ainda prestaram uma homenagem ao analista de informações da Companhia Alípio José de Oliveira, responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento da Ficai On Line. Oliveira recebeu uma placa-cópia de ofício de agradecimento do Ministério Público à Prefeitura de Porto Alegre.