Projeto Cinema na Escola é apresentado para consultoria do Prêmio Innovare
O Projeto Cinema na Escola - que conta com o apoio do MP - foi apresentado nesta terça-feira, 8, para o consultor do XI Prêmio Innovare Renato Belloli. A iniciativa, que incentiva a produção de filmes de ficção e documentários com abordagem cultural e educacional, está concorrendo à premiação nacional. O primeiro curta-metragem, intitulado de “Sua Vida, Nossa Vida!”, tem o objetivo de contribuir com a prevenção do uso de drogas na infância e adolescência e, ainda, enriquecer o processo de aprendizagem nas escolas.
Participaram da apresentação a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja; a Promotora de Justiça Letícia Pacheco de Sá; e os organizadores do Projeto Cinema na Escola, Ricardo Fagundes e Julinéia Fochesatto.
A Promotora de Justiça Letícia Pacheco de Sá, quando atuava na Comarca de Guaporé (local em que foi gravado o curta-metragem), celebrou a parceria com o Projeto Cinema na Escola.
Devido aos bons resultados da iniciativa, o Centro de Apoio disponibilizou o projeto ao Fórum de Combate ao Consumo de Bebidas Alcoólicas a Crianças e Adolescentes. O vídeo produzido pelo CineSerra, junto com as orientações para as atividades didáticas após a exibição, também foi enviado a Promotores de Justiça que atuam com o tema.
Conforme a Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, a utilização do recurso audiovisual facilita o entendimento para os adolescentes. “Desta forma a comunicação é direta e eficiente”, avaliou.
O Prêmio Innovare tem como objetivo principal incentivar e reconhecer boas iniciativas de Magistrados, Advogados, Defensores Públicos e membros do Ministério Público. Com relevância conquistada ao longo dos anos, algumas práticas do Innovare também foram adotadas e recomendadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tornando-se políticas públicas.
O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio das Organizações Globo.