Lançada a 16ª edição do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público
Em um café da manhã oferecido à Imprensa, nesta quinta-feira, 26, foi lançado a 16ª edição do “Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul”, destinado à Imprensa do Estado.
O prêmio é uma realização da Procuradoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, com apoio da Associação do Ministério Público, Fundação Escola Superior do Ministério Público e Hotel Continental Canela.
Os Jornalistas interessados em participar do concurso deverão encaminhar as matérias à Assessoria de Imprensa no período entre 15 de outubro e 17 de novembro deste ano. Concorrem reportagens veiculadas entre 15 de novembro do ano passado e 15 de novembro deste ano. Veja aqui o regulamento.
O lançamento contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga. Também participaram o Presidente da AMP, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; o Presidente da FMP, David Medina da Silva; e o Diretor do Hotel Continental Canela, Marcelo Carvalho.
Ainda prestigiaram o evento a Subcorregedora-Geral do Ministério Público, Noara Bernardy Lisbôa; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles; a Chefe de Gabinete da PGJ, Isabel Barrios Bidigaray; o Procurador de Fundações Antônio Carlos de Avelar Bastos; a Coordenadora do Memorial e do Gabinete de Comunicação Social do MP, Velocy Melo Pivatto; e os Promotores de Justiça Alexandre Saltz e João Ricardo Santos Tavares.
Durante o lançamento, a Coordenadora da Assessoria de Imprensa, Cristina Bartholomay Oliveira, agradeceu a presença das entidades parceiras do MP na premiação e destacou que, nesta edição, haverá uma premiação adicional para a melhor reportagem, independente da mídia, que aborde o uso, a influência e os efeitos do álcool na infância e adolescência e a atuação do MP diante desta realidade.
A criação desta categoria especial, conforme o Chefe do MP gaúcho, “não foi por um capricho, mas por uma questão de saúde pública”. Eduardo de Lima Veiga agregou que “todos sabemos que, quanto mais tarde foi a iniciação e experimentação de bebidas alcoólicas, menores consequências trará isso para a saúde das pessoas”. De acordo com ele, ao longo de todas estas edições, o prêmio proporcionou que a Instituição “conheça a Imprensa como uma parceira que não só fornece material e denúncias para que investiguemos, mas também, em alguns momentos, cobrando e divulgando os resultados que nós obtivemos”.
Por sua vez, o Diretor do Hotel Continental Canela, Marcelo Carvalho, enfatizou que a parceria com o MP, desde a 1ª edição, se consolidou na medida que “entende que o prêmio conjuga o trabalho do MP com a imprensa em prol da sociedade”.
FINALIDADE
O concurso de jornalismo foi criado em 1999 pela Assessoria de Imprensa do Ministério Público, em virtude do grande leque de atribuições da Instituição e a alta função social que lhe foi conferida pela Constituição Federal, além da necessidade, cada vez maior, do conhecimento de suas atividades e realizações. O objetivo é premiar as matérias jornalísticas que “melhor esclarecerem a opinião pública sobre as competências do Ministério Público, bem como seu papel e atuação perante à sociedade”. Serão concedidos aos vencedores prêmio em dinheiro, comendas e um final de semana no Hotel Continental, em Canela.
INFORMAÇÕES
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 32.24.69.38 ou pelo e-mail imprensa@mp.rs.gov.br, como ainda na AMP/RS, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais e na ARI, que possuem o regulamento. Os trabalhos deverão ser acompanhados de duas cópias, constando o nome do autor, título da matéria, data da publicação e o veículo de comunicação. A divulgação dos resultados será feita no final de novembro. A entrega dos prêmios ocorrerá no final da primeira quinzena de dezembro, dia 14 é a data Nacional do Ministério Público.
Ouça aqui a Rádio MP.