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Promotoria Regional de Passo Fundo reúne municípios para tratar sobre educação infantil indígena

Promotoria Regional de Passo Fundo reúne municípios para tratar sobre educação infantil indígena

marco

Para dar continuidade às discussões sobre a educação infantil nos municípios com população indígena, foi realizado um encontro nesta terça-feira, 20, na Promotoria de Passo Fundo, presidido pela Promotora de Justiça Regional da Educação do Município, Ana Cristina Ferrareze Cirne.

Na ocasião, a Promotora explanou sobre o trabalho que vem sendo feito, que teve início quando o município de Charrua solicitou o apoio do Ministério Público, após a firmatura de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta referente à educação infantil.

A reunião contou com a participação do Ministério Público Federal, de Prefeitos, Secretários Municipais da Educação, Procuradores dos Municípios e representantes das Coordenadorias Regionais da Educação, Secretária Estadual da Educação, Funai, MEC, lideranças indígenas, dentre outros órgãos ligados à área.

No encontro, foi apresentado o Diagnóstico Simplificado da Educação Infantil Indígena, pela Assessora Jurídica Geovana Fontana, do município de Charrua. O mesmo contém um panorama aproximado da situação dos municípios indicando uma estimativa de despesas com escolas indígenas, a partir do Projeto Padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE – Proinfância – 2013. Segundo a Promotora Ana Cirne, a educação infantil indígena demanda muita atenção. “Há uma necessidade de preservar a cultura de origem”, disse.

O Município de Benjamin Constant do Sul apresentou a experiência obtida após a construção da primeira escola exclusivamente indígena do Programa Proinfância do país.

Após longa conversa, ficou acertado que será efetuado um levantamento da realidade da educação infantil indígena da Regional, contendo o número de alunos, escolas, professores, dentre outros aspectos, para apresentação ao MEC/FNDE, quando também será sugerida proposta de adequação do projeto arquitetônico para as escolas da região.



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