Jornalistas prestigiam reunião do Fórum do Álcool
O Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebida Alcoólica por Crianças e Adolescentes recebeu, no encontro deste mês, ocorrido nesta quarta-feira, 9, a Colunista do Jornal Zero Hora, Rosane de Oliveira, o Vocalista da Banda Nenhum de Nós e apresentador da TVCom Thedy Correa Júnior, e a representante do Kzuka, Bárbara Zarpelon.
Na abertura da reunião, que lotou o Auditório Marcelo Kufner, na sede do Ministério Público, a Subcorregedora-Geral da Instituição e idealizadora do Fórum, Noara Bernardy Lisboa, ressaltou a importância do engajamento da Imprensa na causa. Conforme Noara, o trabalho do Fórum e a atuação dos Grupos de Trabalho já vêm revelando resultados positivos no tocante aos mecanismos de controle ao consumo de álcool por jovens menores de 18 anos.
Dentre outros pontos importantes, frisou a elevação do número de escolas engajadas no projeto e o encaminhamento, através do Fórum, de proposta de alteração do projeto do novo Código Penal, que contém em seu texto original a idade mínima de 16 anos para o consumo de álcool. Citou, ainda, a elaboração de Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 508, que prevê a inclusão da expressão “bebida alcoólica” no texto do art. 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Rosane de Oliveira manifestou preocupação com a omissão das famílias, que não raras vezes admitem a realização dos chamados “concentras” nas próprias residências. Por fim, colocou-se à disposição do Fórum para fomentar políticas públicas no Estado na área da prevenção ao uso de bebida alcoólica a crianças e adolescentes.
Pouco antes da reunião, O Grupo de Trabalho das Escolas também realizou seu encontro mensal.
Participaram do evento a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja; as Promotoras de Justiça Inglacir Clós Delavedova, Danielle Bolzan Teixeira e Denise Casanova Villela; o representante do Conselho Regional de Medicina do RS – Cremers, Sérgio Noll Louzada; o Psiquiatra Flávio Pechanski; a Auditora do Tribunal de Contas do Estado, Heloísa Piccinini, e diversos representantes do Sinepe e de escolas da Capital.