Bento Gonçalves: reunião define medidas para o Carnaval
Na tarde desta terça-feira, 18, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Bento Gonçalves e o Conselho Municipal Anti-Drogas reuniram os órgãos que estão atuando em parceria nas ações relativas às festas realizadas na cidade envolvendo jovens. O propósito do encontro foi debater mecanismos de prevenção e fiscalização durante o Carnaval. O Promotor de Justiça Elcio Resmini Meneses coordenou a audiência, ocorrida no auditório da sede do MP.
Participaram representantes da Brigada Militar, Núcleo de Policiamento Comunitário da Polícia Civil, Conselho Tutelar, Procon e Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana. Foram decididas, em conjunto, duas linhas de atuação. Uma delas é a fiscalização nos estabelecimentos onde ocorrerão as reuniões dos blocos de carnaval, que locam espaços em casas noturnas para realização de festas “open bar”. Outra medida alinhavada é a distribuição de material impresso como meio de prevenção, com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito, alertando os motoristas de veículos sobre as cautelas necessárias no período de carnaval, principalmente para que evitem dirigir após a ingestão de bebida alcoólica.
Logo após o debate entre as instituições, compareceram os responsáveis pelos blocos de carnaval e casas noturnas. Ficou deliberado, de comum acordo, que os blocos não serão integrados por menores de 18 anos, em razão das chamadas “concentrações” serem festas de bebida liberada.
Com o Clube Botafogo, que realiza carnaval infantil, foi ajustada a proibição de venda de bebidas alcoólicas para adultos durante o evento.