VII Simpósio de Políticas Públicas fala sobre drogas nas escolas em Pelotas
Mais de 300 pessoas estiveram presentes na sexta-feira, 6, no VII Simpósio Regional de Políticas Públicas do Ministério Público, que teve como tema a “Drogadição na Escola”. O evento, realizado pela Promotoria Regional de Educação de Pelotas e a Organização Pelotense de Proteção ao Adolescente (OPPAC), recebeu participantes de diversos municípios gaúchos.
O Promotor Regional de Educação da região, José Olavo Bueno dos Passos, o Médico e Psicoterapeuta Sérgio Luis da Silva Lopes, e a Psicóloga Gabriela Haack palestraram sobre as causas e consequências das drogas e sobre como agir com crianças e adolescentes em situação de drogadição.
Na abertura do evento, Sergio Lopes abordou o tema “Viciados em prazer”. O Médico explicou como a droga age no nosso cérebro e as substâncias que ele libera quando consumimos algum tipo de entorpecente. A psicóloga Gabriela destacou que os adolescentes estão se envolvendo cada vez mais cedo com as drogas e afirmou que muitos deles estão consumindo o crack antes mesmo da maconha. Para encerrar o ciclo de palestras, o Promotor José Olavo falou sobre a relação dos jovens com as drogas e contou suas experiências na Promotoria da Infância e Juventude, na qual atuou durante nove anos.
A banda Filhos do Sol, regido pela músicoterapeuta Vera Vargas e o instrumental Ciranda, Coral da Igreja Anglicana, regido pelo Maestro João Carlos Gotinari, se apresentaram no evento.