Ministério Público lançará campanha estadual “Conte até 10 nas Escolas”
Nesta segunda-feira, 25, a partir das 8h30min, no 6º andar do Palácio da Justiça, o Ministério Público gaúcho lança a campanha “Conte até 10 nas Escolas”.
A iniciativa, desenvolvida nacionalmente pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), destina-se à educação do adolescente e do jovem nas escolas municipais e estaduais para uma cultura de paz. Ela é um desdobramento da campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, concebida como ação da Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública) e lançada em âmbito nacional em novembro de 2012. Trata-se de uma mensagem de paciência, tolerância e reflexão para evitar atos de violência, especialmente homicídios, cujas consequências são individual e socialmente desastrosas.
No evento está previsto a exibição de um filme sobre a cultura da paz, denominado “Sua vida, nossa vida!”, e depois a manifestação das instituições parceiras. A previsão de encerramento do evento é por volta das 12h.
Participarão da abertura da cerimônia o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MP, Marcelo Dornelles; a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Apoio à Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja; o Juiz-Corregedor Roberto Fraga; Delegado do Departamento Especial da Criança e do Adolescente (Deca) Adalberto Lima; o Diretor Administrativo do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sindepe), Milton Léo Gehrk; e o Assessor Técnico do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual da Educação, Alejandro Quezada Jélvez.
MATERIAL PARA ESCOLAS
Foi elaborada a cartilha “Conte até 10 - valente mesmo é quem não briga”, que traz diversas sugestões de abordagem pedagógica do tema. O material pode ser acessado, gratuitamente, através do site www.cnmp.mp.br/conteate10.
Também foram desenvolvidos roteiros de aula com o objetivo de sugerir aos professores das escolas de Ensino Médio formas de tratar a questão da violência em sala de aula. Neles, o assunto é abordado sob a ótica de quatro temas relevantes, como a valorização da vida em contraposição às consequências da morte, direitos e deveres dos adolescentes, o bullying e o enfrentamento da violência nas escolas.
As atividades trazem ainda vídeos e sugestão de análise e interpretação da letra da música ‘Pra onde vai’, de Gabriel O Pensador, que cedeu gratuitamente os direitos de uso para a campanha.
ESTATÍSTICAS
De acordo com o Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no País, o volume de homicídios contra jovens de 15 a 24 anos corresponde a 39,3% das mortes ocorridas entre a população jovem brasileira. Em outras faixas etárias, os homicídios respondem por 3% dos óbitos.