Coordenador do CAODH palestra em congresso de Orientadores Educacionais
O Promotor de Justiça Miguel Velasquez, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, foi palestrante, nesta quarta-feira, 25, durante o XXIII Seminário Estadual de Orientação Educacional e IV Congresso Brasileiro dos Profissionais de Educação, realizados conjuntamente no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público.
Discorrendo sobre o tema “Uma educação voltada para o seu povo”, Velasquez iniciou sua fala traçando um comparativo entre os costumes dos anos 70 e os dias atuais. “Se o modelo de roupa que eu usaria lá não serve mais pra hoje, o modelo de educação que usamos em sala de aula serve para essa geração?”, provocou o Promotor. De acordo com ele, os problemas estão cada vez mais complexos, mas as posturas e métodos permanecem os mesmos.
Para o palestrante, o educador tem nas mãos a maior arma de transformação social. “Temos que encontrar uma forma de criar aulas mais prazerosas, acompanhando os novos tempos”, afirmou, aproveitando para criticar a falta de investimentos para a contratação de orientadores educacionais e abertura de novos concursos para professor.
Miguel Velasquez também participou da abertura do evento, no dia 23, como representante do Ministério Público. Ao fazer uso da palavra, o Promotor criticou as recentes criações de minitribunais nas escolas, atuando como mediadores de conflito, papel que, de acordo com ele, deveria ser exercido pelos orientadores ediucacionais.
Orientadores educacionais e professores de todo o País participaram dos eventos XXIII Seminário Estadual de Orientação Educacional e IV Congresso Brasileiro dos Profissionais de Educação, que aconteceram de 23 a 25 de setembro no auditório do MP.