Fórum do Álcool: Vila Flores realizará baile de debutantes sem bebida alcoólica
O Município de Vila Flores sediará, neste sábado, 17, no Clube Gaúcho Vila Flores, o 1º Baile de Debutantes sem Bebida Alcoólica. O evento foi apresentado na reunião deste mês do Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebida Alcoólica por Crianças e Adolescentes, ocorrida nesta quarta-feira, 14, na sede do Ministério Público. “Quinze jovens serão apresentadas à sociedade em um tradicional baile, porém, sem bebidas alcoólicas” introduziu a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja, que presidiu a reunião.
Conforme a Assistente Social do Município, Neusa do Amaral Griolli, e a Psicóloga com atuação junto à Secretaria Municipal da Saúde, Maria Cristina Barros, a festa faz parte de um programa para a redução do uso de bebidas alcoólicas pela comunidade local. “Começamos a perceber que em nosso Município estão aumentando o número de problemas de saúde, inclusive mental, causados pelo abuso do álcool”, contou Maria Cristina, “o que nos motivou a trabalhar com a prevenção”.
O Vice-Prefeito de Vila Flores, Rudimar Peruzzo, reforçou que a cultura da imigração italiana colabora para que os jovens comecem a beber muito cedo na comunidade.
Também foi pauta do encontro a apresentação, pela Auditora do TCE/RS, Heloísa Piccinini, dos encaminhamentos da Audiência Pública realizada em julho na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que teve por objetivo debater o tema da prevenção do uso e venda de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.
O Diretor do Centro de Pesquisas em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Flávio Pechansky, noticiou aos presentes a realização do Simpósio Internacional Sobre Álcool, Drogas e Trânsito, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro.
Participaram do encontro a Promotora de Justiça Inglacir Dornelles Clós Delavedova e o 1º Vice-Presidente do Sinepe-RS, Hilário Bassotto, além de representantes da OAB/RS, Conselho Tutelar; Farms; Cedica, Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, Difoccus Produtora, Domus Centro de Terapia de Casal e Famíliae ACPM/Federação.
GT DAS ESCOLAS
O Grupo de trabalho das Escolas realizou reunião também na manhã do dia 14, pouco antes do Fórum do Àlcool.
Na ocasião, foi feita uma retrospectiva acerca das atividades realizadas em 2012, dando destaque as seguintes aspectos como a união das instituições de ensino para debater o tema referente ao uso de bebida alcoólica por jovens; a articulação das escolas com a rede pública, voltada à fiscalização; a formação de parcerias com Produtoras de Festas, com a inclusão de cláusulas garantindo maior proteção ao público infantojuvenil; a criação de projetos e campanhas nas escolas objetivando a conscientização dos pais e alunos sobre as consequências do consumo do álcool por adolescentes; dentre outros.
Os representantes das Escolas Monteiro Lobato, Anchieta, Farroupilha e Rosário formalizaram convite de participação às instituições de ensino presentes, realçando o desafio em estender os efeitos do trabalho preventivo até o momento efetuado, dando continuidade à proposta desenvolvida pelo Fórum.
Estiveram presentes representates dos colégios Santa Inês, São Judas Tadeu, E.E.E.M Prof. Júlio Grau, Concórdia, Rainha do Brasil, Mãe de Deus, E.E.E.F. Profª. Aurora P. Azevedo, ANEC, CMET- Paulo Freire Centro Municipal de Educação, E.M.E.F Moradas da Hípica, Colégio Estadual Prof. Otávio de Souza, E.E.E.F Cidade Jardim, Maria Imaculada, Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas–COPREVE (Rubem Berta), E.E.E.F. Júlio Brunelli, E.M.E.F. Prof. Anísio Teixeira, Colégio Santa Teresa de Jesus, Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, E.E.E.F Dr. Martins Costa Jr, E.E.E.B Fernando Gomes, e E.E.E.M Prof.º Alcides Cunha.