Evento debate a importância da amamentação
O Auditório Mondercil Paulo de Moraes, do Ministério Público, foi sede, nesta quinta-feira, 1º, do V Seminário Estadual e I Seminário Municipal da Semana Mundial da Amamentação, que tem como tema “Apoio às mães que amamentam. Próximo, contínuo e oportuno”. O encontro visa qualificar os profissionais que trabalham em unidades básicas de saúde, estratégias de saúde da família, hospitais e no meio acadêmico.
Na abertura, a Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, destacou a importância da participação de pais, familiares, profissionais da saúde e empregadores para que a amamentação aconteça com tranquilidade.
Maria Regina também aproveitou para fazer um pedido de atenção especial às mães que cumprem pena privativa de liberdade, “uma população tão esquecida pelas políticas públicas, pela família e por toda a sociedade”.
Durante o evento, foi apresentado o projeto Aconchego Mãe Bebê, desenvolvido pela área técnica de Nutrição e Política de Humanização da Secretaria Municipal de Saúde, criado com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde, promover a qualidade de vida e reduzir o adoecimento e a mortalidade materna e infantil, e já em funcionamento em quatro serviços da rede básica de atenção em saúde de Porto Alegre.
A ação que pretende ainda assegurar o fortalecimento do vínculo mãe-bebê e a prática do aleitamento em um ambiente temático confortável e acolhedor, com poltrona, gaveteiro, comoda/trocador, aparelho de som, móbile, luminária e climatização, conta com a escuta qualificada e multidisciplinar formada por profissionais da equipe de saúde de cada unidade. A previsão é de que o município passe a contar com 15 espaços desse tipo em serviços da rede de atenção básica da Capital.
Participaram do seminário, que lotou o auditório do MP o Secretário Adjunto de Saúde de Porto Alegre, Jorge Cuty; a representante da Secretaria Estadual da Saúde, Eleonora Walcher; e representantes dos Conselhos de Nutricionistas, de Fonoaudiologia, da Sociedade de Pediatria do Estado, dentre outros.