MP e Grupo Sepé Tiaraju realizam atividades do projeto ‘Criança e Adolescente Cidadãos’
Engajados no trabalho de capacitação de professores e alunos das escolas localizadas no bairro Arquipélago, integrantes do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju realizaram, nesta segunda-feira, 15, atividade de sensibilização voltada aos professores e orientadores educacionais da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Barroso. Foram ministradas oficinas de administração de conflitos, autovalorização, comunicação não violenta e elaboração de projetos sociais para captação de recursos.
O trabalho, coordenado por Lorenzo e Marta Neves, do Movimento Sepé Tiaraju, faz parte do projeto ‘Criança e Adolescente Cidadãos’, que tem como objetivo incentivar a erradicação do trabalho infantil nas Ilhas, em Porto Alegre, bem como reinserir essas crianças na escola. A Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, esteve presente na escola durante a realização da atividade.
A Escola Almirante Barroso faz parte de um projeto piloto, a próxima etapa será a capacitação dos alunos para que desenvolvam propostas para atividades em turnos contrários, geridas por eles mesmos, como dança, teatro e contação de histórias. O colégio tem 800 alunos, mais de 40 professores e é o único com Ensino Médio, que funciona no turno da noite.
ILHA DO PAVÃO
Ainda por meio do projeto ‘Criança e Adolescente Cidadãos’, Maria Regina Fay de Azambuja e as Promotoras Caroline Vaz, Annelise Steigleder e Débora Menegat, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, realizaram, na última semana, reunião com as Secretarias Municipais de Porto Alegre. O objetivo é discutir a possibilidade de construção de uma escola na Ilha do Pavão, uma das mais carentes da região das Ilhas.
Participaram do encontro representantes da Smurb, Smam, Fase, Cedica, Demhab, Gabinete do prefeito de Porto Alegre e PUCRS.