Lançada a XI Jornada contra Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Ministério Público esteve presente ao lançamento da XI Jornada Estadual contra Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrida na manhã desta terça-feira, 18. Ferramenta de articulação de rede de proteção infanto-juvenil, o movimento reúne Ministério Público, Governo do Estado, Assembleia Legislativa e sociedade civil.
Para o Coordenador do Centro de Apoio dos Direitos Humanos, Miguel Granato Velasquez, que representou o MP na solenidade, presidida pelo Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o resultado de todos esses anos de luta com a Jornada é uma maior consciência da sociedade com relação ao tema. “As pessoas hoje sabem que isso pode acontecer dentro de casa e tem demonstrado coragem ao denunciar agressores, mesmo que sejam seus próprios maridos, ou pais”, ressaltou Velasquez. O Promotor de Justiça lembrou ainda que a tecnologia e as redes sociais, tornaram-se hoje grandes aliadas nesta luta contra a violência e exploração sexual.
Conforme Fabiano Pereira, os números indicam que as pessoas estão menos conformadas com a violência, denunciando mais. De acordo com a SJDH, em 2013 a média é de 10 casos de violência sexual infantil por dia, enquanto que em 2003, era de oito e, em 2011, o número era de 11 casos por dia.
"Temos uma campanha direcionada aos megaeventos, como a Copa do Mundo. Nesta 11ª edição da Jornada, queremos combater a exploração sexual infantil que pode surgir com a vinda de turistas", aponta o Presidente da Comissão de Justiça e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS, Deputado Jéferson Fernandes.
Operacionalizada por meio de audiência públicas em todo o Estado, a Jornada costuma reunir de três a cinco mil pessoas. A 11ª edição do evento deve percorrer os municípios de Canoas, Viamão, Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado, Canela e Lajeado, além de Porto Alegre, e deve durar até o final do ano.