Passo Fundo: festas juninas sem álcool
Prevenir o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente o “quentão” produzido com vinho, por crianças e adolescentes durante as festas juninas promovidas em escolas. Este é o objetivo do Ministério Público com a “Operação Junina Legal”, realizada desde 2004 nas escolas de Passo Fundo.
Neste ano, a operação, que conta com a parceria dos Conselhos Tutelares, Ação Comunitária Contra o Uso de Bebida Alcoólica na Infância e Adolescência (ACOM), Brigada Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), Conselho Municipal de Educação (CME), Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Educação (SME), 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Polícia Civil, através da DPCA, será estendida para os Municípios de Coxilha, Ernestina, Mato Castelhano e Pontão.
Buscando dar continuidade aos trabalhos, a rede de apoio se reuniu na tarde de terça-feira, 4, na Promotoria de Justiça de Passo Fundo, constituindo a comissão de fiscalização e planejando as ações a serem executadas. Além disso, a Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo expediu Recomendação às Secretarias Municipais de Educação e à 7ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE, a fim de que as mesmas realizem as devidas orientações e esclarecimentos à equipe diretiva, funcionários, e corpos docentes de todas as escolas públicas municipais, estaduais e particulares situadas nos Municípios participantes e da área de abrangência da 7ª CRE, no sentido de que não vendam e/ou ofereçam bebidas alcoólicas nas festas juninas promovidas pelas escolas, bem como para que mobilizem a todos para que ajudem na fiscalização, alertando que eventuais constatações durante as fiscalizações poderão implicar na prisão em flagrante dos responsáveis.
Nas atividades desenvolvidas nos anos anteriores, foi possível verificar que as escolas foram muito criativas na organização das festividades, produzindo o quentão com suco de uva, e muitas vezes servindo, além do quentão, chocolate quente, medidas amplamente aprovadas tanto pelos pais, quanto pelo corpo docente dos educandários.
Conforme a Promotora de Justiça, Ana Cristina Ferrareze Cirne, “a cada ano o trabalho se aperfeiçoa e se qualifica, mérito do profissionalismo e da dedicação das pessoas e das organizações governamentais e não governamentais envolvidas. Já planejamos, para o próximo ano, estender as atividades de prevenção e fiscalização a todos os 145 municípios que integram a Promotoria Regional da Educação de Passo Fundo, com o objetivo de promover diversão sadia e uma nova cultora a nossas crianças e adolescentes”.