Membros do MP visitam comunidade na Ilha do Pavão
Um grupo de Promotoras e Procuradoras de Justiça estiveram, na manhã desta sexta-feira, 3, na comunidade localizada na Ilha do Pavão em Porto Alegre. O objetivo da visita, acompanhada por Assistentes Sociais que atuam na área e uma líder comunitária, foi instruir ações do Projeto Criança e Adolescente Cidadão, que visa a erradicação do envolvimento de crianças no trabalho e a regularização da situação dos adolescentes residentes no Bairro Arquipélago.
O Projeto é coordenado pela Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, e pela Promotora Caroline Vaz. As principais preocupações do grupo na visita, da qual participaram integrantes do Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar (Copevid) do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), foi com a educação das crianças e as condições ambientais do local. Conforme a Promotora Caroline, será enviado ofício ao Departamento Municipal de Habitação, Demhab, para obter informações acerca da desocupação das áreas de risco, se há previsão de data e local para reassentamento das pessoas.
Quanto à educação, a meta é buscar parcerias de entidades, como a Organização Irmãos Maristas e a ONG Fé e Alegria, que já atuam na região, para a construção de uma solução para a questão.
A Cootravipa e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana, DMLU, também serão chamados para que o recolhimento de lixo no local seja mais efetivo e frequente.
O grupo se reunirá na próxima quinta-feira, 9, na sede do Ministério Público.
Participaram da visita às comunidades da Ilha do Pavão as Procuradoras de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja e Angela Salton Rotunno, e as Promotoras Caroline Vaz, Marinês Assmann, Christianne Pilla Caminha e Ivana Battaglin.