Pelotas: projeto de acompanhamento estratégico é apresentado aos novos gestores
A Promotoria Regional de Educação, juntamente com a Divisão de Assessoramento Técnico (DAT) do Ministério Público, realizou, nesta quinta-feira, 18, um encontro para apresentar o Projeto de Acompanhamento Estratégico e o andamento do mesmo para os novos gestores municipais da Região Sul do Estado. O evento ocorreu no auditório do MP, em Pelotas, e contou com a participação do Promotor de Justiça José Olavo Bueno dos Passos, representantes das cidades, 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), membros do Grupo Educa-Ação, e Prefeitos das cidades de Canguçu e Arroio do Padre.
De acordo com José Olavo Bueno dos Passos o objetivo deste planejamento é a troca de informações e busca de soluções para os problemas enfrentados, como falta de vagas nas escolas. Além disso, o Promotor referenciou a importância do grupo Educa-Ação para a Promotoria Regional de Educação, destacando os encontros semanais em que são discutidos os problemas e soluções apontados, assim como a realização de palestras e seminários com docentes e alunos. Ele acrescentou que foi realizada uma orientação aos municípios para que não expedissem alvarás de locais próximos a escolas, em que sejam vendidas bebidas alcoólicas. O objetivo é evitar o consumo, que acontece muito na adolescência.
Após a abertura do evento, a Assistente Social e funcionária da DAT – Unidade de Direitos Humanos do MP, Cíntia Ribes Pestano, apresentou um vídeo sobre o surgimento, importância e ações das Promotorias Regionais. Falou também sobre a aproximação do MP com os municípios, que visa à formação de redes para monitoramento e busca por melhorias na área. O objetivo do evento foi retomar e pactuar com os novos gestores o plano estratégico e apresentar o balanço do ano de 2012 e as ações propostas.
O PROJETO
As reuniões têm como objetivo monitorar e avaliar as ações estabelecidas no projeto. A iniciativa, estabelecida em 2011, determinou as ações de melhorias no ensino das cidades atendidas pela Promotoria de Pelotas. No primeiro encontro, foi instituída a proposta e analisados os problemas a serem solucionados na educação. Logo no mês seguinte foi criado um documento que estabeleceu metas e firmou o compromisso entre as Secretarias das cidades citadas e o MP, assim como os prazos para cumprimento. E em 2012 foram discutidas somente as ações com vencimento para o corrente ano. O próximo encontro será dia 20 de junho.