Realizada segunda fiscalização em festa de formatura do Ensino Médio na Capital
Na noite desta segunda para terça-feira, aconteceu a segunda das fiscalizações nas festas de formatura do Ensino Médio agendadas pelo Fórum de Combate ao Uso de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes para este final do ano.
Durante o evento do Colégio Anchieta, que contou com a participação de cerca de 2.000 adolescentes, os órgãos e entidades que fazem parte do Fórum abordaram diversas pessoas no entorno da festa. Muitas delas foram flagradas ingerindo bebidas alcólicas, as quais foram apreendidas e descartadas.
A Brigada Militar também abordou um grupo que bebia em uma pequena praça localizada em frente ao BarraShopping Sul, local da realização do evento. Além disso, a EPTC também instalou um ponto de blitze da “Balada Segura” em frente ao Shopping.
“O combate ao consumo de álcool pelos adolescentes no entorno da festa foi bastante efetivo”, disse o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Júlio Almeida, que esteve presente durante toda a operação. “O grande problema são os chamados ‘esquentas’, nos quais os estudantes reúnem-se antes do evento para beber”, destacou.
Com relação aos atendimentos feitos aos jovens alcoolizados pela equipe médica contratada, que ocorreram na madrugada, o psiquiatra Flávio Pechanski, também presente no local, explicou que o pico do efeito do álcool acontece quando eles já estão dentro da festa. “Mesmo não sendo comercializada bebida alcólica no local, é inevitável que alguns passem mal devido à grande quantidade de bebida ingerida antes”. Nestes casos, foi feito registro da ocorrência pelo Conselheiro Tutelar presente e os pais foram chamados para que recolhessem os adolescentes.
A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, sublinhou: "percebe-se que os jovens têm dificuldade em administrar seus momentos de lazer e confraternização. Alguns chegam ao local da festa com garrafas de bebida alcoólica, e uma parcela necessita de atendimento médico devido às péssimas condições de saúde. A chamada dos pais ao local tem por finalidade a proteção dos filhos".
Além da equipe do Ministério Público, presidida pela Coordenadora do CAO/Infância, participaram também agentes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção (Smic), da EPTC, da Brigada Militar, Conselheiros Tutelares, Tribunal de Contas do Estado, APM do Colégio Anchieta e integrantes da ONG Ficar.
Nesta terça e quarta-feira à noite, haverá novas ações nas formaturas dos Colégios Farroupilha, no Shopping DC Navegantes, e Rosário, no BarraShopping Sul.