Entidades fiscalizam venda de bebidas alcoólicas em formatura de Ensino Médio
As entidades que fazem parte do Fórum de Combate ao Uso de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes realizaram uma fiscalização durante a festa de formatura do Ensino Médio do Colégio Monteiro Lobato, ocorrida na noite desta quinta-feira, 13, em uma casa de eventos no bairro Jardim Europa, em Porto Alegre. O intuito foi promover atividades educativas sobre o malefício do uso de álcool durante a fase de formação dos jovens. A equipe, presidida pela Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, acompanhou a movimentação durante toda a noite e início da madrugada. Também participou da ação o Promotor de Justiça da Infância e Juventude Júlio Almeida.
Participaram agentes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção (Smic), da EPTC, da Brigada Militar, Conselheiros Tutelares, Tribunal de Contas do Estado, direção do Colégio Monteiro Lobato e integrantes da Ong Ficar. Além da fiscalização do comércio ambulante no entorno da festa, foram realizadas blitze da “Balada Segura” nas proximidades. O ônibus do MP ficou estacionado em frente à casa de eventos, para a conscientização dos participantes. Dentro da festa, também não era permitida a venda de álcool. O trabalho foi acompanhado pelo proprietário do local, Miguel Alexi Neto.
“Nossa intenção é educar os adolescentes quanto aos riscos do uso de bebidas alcoólicas para o desenvolvimento físico e intelectual”, reforça Maria Regina Fay de Azambuja. Já para Júlio Almeida, “a presença das entidades junto aos jovens inibe o consumo e demonstra a preocupação de todos”.
FISCALIZAÇÃO
Durante a fiscalização, foram apreendidas bebidas que estavam sendo consumidas pelos estudantes, desde destilados a cerveja. Em uma das situações, um grupo de jovens foi abordado pelo MP e BM devido ao consumo de bebidas. Elas estavam acondicionadas no porta-malas de um veículo, dirigido por um rapaz de 19 anos, que foi orientado a entregar a direção a motorista, por estar visivelmente embriagado.
PRÓXIMAS ATUAÇÕES
Nos próximos dias 17, 18 e 19 (segunda, terça e quarta-feira), haverá novas ações de fiscalização nas formaturas dos Colégios Anchieta, Farroupilha e Rosário.