Fórum do Álcool apresenta experiências exitosas
Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 15, na sede do Ministério Público, mais uma reunião do Fórum Permanente de Combate ao Uso de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes. O Fórum tem como objetivo desenvolver atividades de prevenção à venda e ao consumo de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, além de buscar providências que visem à conscientização das famílias, professores e agentes de saúde. Também tem como intenção incentivar medidas de fiscalização, a serem desenvolvidas pelo poder público, com a participação da sociedade.
A promotora de Justiça Ivanise Jann de Jesus, de Santa Maria, apresentou aos participantes do Fórum as experiências exitosas realizadas no município. Falou sobre o projeto “Curto a vida. Não curto álcool”. Trata-se de diversas atividades, como ações nas escolas e trabalhos de prevenção, como uma página no Facebook e na mídia, seminários, concursos culturais e rodas de conversas. “Optamos por não dar ênfase à repressão, e sim, alertar os adolescentes sobre os perigos do uso do álcool falando na linguagem deles”, disse.
Conforme a Promotora, também foi criado, recentemente, o Fórum Permanente Municipal de Combate ao Uso de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes. A primeira reunião acontece no próximo dia 22 de agosto.
O grupo de trabalho de fiscalização do Fórum, coordenado pelo presidente do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), tenente-coronel da BM Edson Rangel Cardoso, fez um relato acerca das atividades já realizadas e planejadas para os próximos dias.
O deputado estadual Frederico Antunes, que aderiu ao Fórum juntamente com o vereador Márcio Bins Ely, discorreu sobre a importância de um pai ser presente no dia a dia dos filhos e, ainda, sobre as dificuldades de impôr limites nesta fase de autoafirmação. “Este fórum pode não ser a solução, mas é uma iniciativa sensacional”, destacou.
De acordo com Bins Ely, que participou pela primeira vez do Fórum, tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto para proibir a venda de bebidas alcoólicas em tele-entregas.
No evento estiveram presentes a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja; a procuradora de Justiça Noara Bernardy Lisboa, idealizadora do Fórum; o promotor de Justiça Júlio Almeida; o psiquiatra Flávio Pechanski; além de representantes de diversas instituições, como organizadoras de formaturas, escolas de Porto Alegre, Deca, Balada Segura, Smic, Fundação Thiago Gonzaga, Instituto Ficar, Conselho Tutelar, EPTC, entre outros.