Lançada cartilha sobre o Projeto Escola de Pais
O Ministério Público e a Associação dos Campos de Cima da Serra lançaram nesta quinta-feira, 10, uma cartilha com o conteúdo apresentado durante os encontros do projeto Escola de Pais, que funciona há dois anos em oito municípios da Região dos Campos de Cima da Serra. O trabalho foi idealizado pelo promotor de Justiça de Vacaria Luis Augusto Gonçalves Costa e executado pela Associação dos Municípios, seguindo as orientações do programa Amor-Exigente.
Além de detalhar a metodologia do Amor Exigente, a cartilha também conta um pouco da historia do surgimento do projeto e os passos para implantação, com manifestações dos coordenadores e participantes nas cidades da região, a fim de que outras localidades possam aderir à iniciativa, caso queiram.
A prefeita de Muitos Capões, Mara Barcellos, relata que “o projeto tende a crescer cada vez mais, pois em alguns municípios já foram feitas leis para ser obrigatória a realização do projeto nas escolas. Em outros se está atingindo também crianças, com a criação do subprojeto amor-exigentinho. Além disso, diversas Prefeituras com o apoio do MP exigem a participação no projeto das famílias que recebem subvenções sociais”, ressalta.
O promotor Luis Augusto destaca que a “ideia inicial era dar suporte a pais que possuíam filhos com problemas de drogadição. Todas as expectativas foram superadas, pois, nesses dois anos, mais de 200 pessoas foram capacitadas nos municípios da região, que transmitem diariamente o programa aos pais, com filhos matriculados nas escolas e até a futuros pais”. Ele prevê uma verdadeira revolução nos Campos de Cima da Serra, “já que é na família onde tudo começa e nós estamos querendo que com esse projeto tudo comece bem para que tenhamos mais finais felizes”.
Os interessados em receber a cartilha da Escola de Pais e queiram receber outras informações para buscarem a aplicação do projeto em sua região, podem entrar em contato pelo telefone 54-32313644, com o promotor Luis Augusto Gonçalves Costa.
Também participaram do lançamento nesta quinta-feira as promotoras de Justiça Karinna Licht Orlandi Goulart e Roberta Gabardo Fava Araldi, além de autoridades do Poder Judiciário e de outras entidades envolvidas com o tema.