Lançado Prêmio Conhecendo o MP para comunidade escolar
Integrar o Ministério Público com a comunidade, investindo nas crianças. Esse é o objetivo do projeto Conhecendo o Ministério Público, lançado nesta terça-feira, 23, pela AMP/RS, em parceria com a Procuradoria-Geral de Justiça e FMP.
Desenvolvido em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude, Secretarias Estadual e Municipal de Educação e com o Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado, com patrocínio do Sicred/RS e apoio da Rede Pampa de Comunicação, o projeto visa estimular estudantes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental da Capital a entender o papel do MP e divulgar áreas de atuação institucional.
Durante o evento de apreentação do projeto a diretores e educadores de escolas das redes pública e privada, o presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, disse que a intenção da Associação, muito mais do que fazer com que a comunidade escolar conheça melhor o Ministério Público, é contribuir na construção de cidadania. “Os Promotores têm a consciência de que não podem mudar o mundo, mas, assim como os professores, têm o dever de trabalhar como se isso fosse possível”.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto, lembrou que o investimento em educação é o verdadeiro patrimônio de um povo. “Acredito que o amadurecimento de uma nação acontece com investimento em educação, como o que aconteceu na Coréia”. De acordo com Coelho Neto, a proposição do Ministério Público é a união de professores, promotores e jornalistas, de uma imprensa livre, em um projeto que busca trasnformação social. "O Ministério Público quer dar-se a conhecer e atingir as crianças, que são o nosso futuro. E não podemos alcançá-las sem o apoio dos educadores”, concluiu.
Para a secretária de Educação de Porto Alegre, Cleci Maria Jurach, o projeto é muito importante porque levará informação para a comunidade. “A maioria das escolas da rede municipal está inserida em áreas de periferia que necessitam de políticas públicas. Conhecer o Ministério Público e o trabalho dos Promotores irá contribuir com essas comunidades”. O representante da Secretaria Estadual da Educação, Antonio Quevedo Branco, disse que o projeto "marca o início de uma construção solidária para enfrentar os problemas da sociedade atual e terá total apoio da SEC".
A vice-presidente Social da AMP e idealizadora do projeto, Guacira Almeida Martins, explicou os objetivos do trabalho proposto. Segundo ela, a AMP/RS, em plenos preparativos para a comemoração de seus 70 anos, decidiu pensar além da realização de uma festa e optou por criar uma sinergia com a sociedade.
Após a apresentação do projeto em todas as suas etapas, o público assistiu ao vídeo institucional sobre o projeto, realizado pela equipe da Assessoria de Imagem do MP/RS. O próximo passo é a difusão da iniciativa junto aos estudantes pela direção de cada escola e o desenvolvimento dos trabalhos nos quais os jovens deverão expressar o que esperam da Instituição. O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 7 de outubro.
Acompanharam o lançamento o subcorregedor-geral do MP, Rubem Abruzzi, o ouvidor da Instituição, Luiz Cláudio Varella Coelho, a coordenadora do CAO-IJ, Maria Regina Fay de Azambuja, o presidente da FMP, Mauro Souza, e o presidente da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão, Alexandre Gadret.
Mais informações sobre o Prêmio Conhecendo o Ministério Público podem ser obtidas no site www.amprs.org.br