Pais procuram Promotoria Regional de Educação de Passo Fundo
Um grupo de pais representantes da Associação dos Moradores do Bairro São Luiz Gonzaga, de Passo Fundo, procurou a Promotoria Regional de Educação de Passo Fundo para expor os problemas enfrentados pela Escola São Luiz Gonzaga e garantir a integridade física e psíquica dos alunos.
Os pais expuseram à promotora Ana Cristina Ferrareze Cirne alguns problemas que seus filhos enfrentariam na escola, como falta de segurança, de diálogo com a escola, de infraestrutura, entre outros.
De acordo com a Promotora, já está tramitando na Promotoria Regional da Educação um inquérito civil, que foi instaurado a partir de matérias jornalísticas, referente a atos de vandalismo cometidos na escola. Porém, segundo os pais, os problemas existentes dentro da Escola São Luiz Gonzaga são muito maiores, sendo que até a alfabetização das crianças é precária. É por estes motivos que os pais reivindicam agora uma reforma escolar, mais segurança e a destinação de verbas para a escola.
Segundo Ana Cirne, “a situação atual da escola requer especial atenção, pois, em tese, várias irregularidades apontadas vão de encontro aos princípios constitucionais e legais referentes à matéria, exigindo a adoção de providências urgentes e medidas legais”.
Representantes de entidades educacionais do município de Pontão também procuraram a Promotoria Regional de Educação de Passo Fundo e trouxeram problemas como a infrequência e a evasão escolar nas escolas do Município.
PROMOTORA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA
A promotora Ana Cristina participou, ainda, no dia 17, de audiência pública e abordou, juntamente com a deputada Ana Affonso, que coordenou o debate, o tema da educação infantil.
A audiência aconteceu no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Passo Fundo e discorreu sobre as reais necessidades da região no que se refere ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos, para que, a partir daí, possa-se apontar caminhos para melhorias.
De acordo com a Promotora, já estão agendadas audiências com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Sindicato de Professores das Escolas Particulares de Educação Infantil para tratar assuntos relacionados à área de educação infantil. No município de Passo Fundo já existe o acompanhamento de cada escola de educação infantil, das redes pública e privada, além de uma Comissão interdisciplinar constituída pelo Ministério Público com o objetivo de discutir, articular e fomentar políticas públicas relacionados à educação infantil e ao ensino fundamental.