Firmado termo para liberar leitos no Hospital Presidente Vargas
A partir de uma iniciativa da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Capital, foi firmado nesta sexta-feira, 6, um termo de compromisso no qual a Prefeitura de Porto Alegre se dispõe a liberar, no mínimo, 42 leitos ociosos anualmente nos meses de junho, julho, agosto e setembro.
A necessidade de novas vagas no período de inverno foi constatada por uma câmara técnica constituída pelo Ministério Público e integrada por representantes de hospitais e sindicatos médicos do Estado. A justificativa é que existe um aumento no número de doenças respiratórias no inverno, o que ocasiona superlotação e falta de leitos para internação de crianças e adolescentes.
O termo foi assinado pela promotora de Justiça Noara Bernardy Lisboa e pelo secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli. As vagas serão oferecidas no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e divididas da seguinte forma: 24 na Unidade de Internação Pediátrica, oito na UTI Pediátrica e dez na Sala de Observação Pediátrica.
Além do incremento do número de leitos, será estendido, até às 22h, o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de referência nas gerências distritais centro, norte/eixo Baltazar, Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas, Sul/Centro-Sul, Glória/Cruzeiro/Cristal, Leste/Nordeste, Partenon/Lomba do Pinheiro e Restinga/Extremo-Sul.