Projeto "Pai? Presente!" é implantado em Santo Ângelo
O projeto “Pai? Presente! – Paternidade Responsável”, terá início no município de Santo Ângelo. Um termo de cooperação para viabilizar a iniciativa foi firmado nesta quarta-feira, 4, pelo Juizado da Infância e Juventude, pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública de Santo Ângelo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, da 14ª Coordenadoria Regional de Educação e do Conselho Tutelar. A solenidade para assinatura do termo foi realizada no Salão do Júri do Fórum da cidade.
Segundo a promotora Rosangela Corrêa da Rosa, a iniciativa tem como objetivo identificar crianças em idade escolar, das escolas de educação infantil e de ensino fundamental, que não têm o patronímico paterno em sua certidão de nascimento, e realizar a conscientização das mães de que a paternidade é um direito inafastável das crianças. “As entidades firmatárias do acordo tem como fundamento do trabalho que o reconhecimento e o exercício responsável da paternidade será um fator positivo de prevenção da evasão escolar, drogadição, prostituição e delinquência juvenil”, explica ela.
Além da Promotora de Justiça, o termo de cooperação foi assinado pelo juiz João Batista Costa Saraiva e pelo defensor público Waldemar Menchik Júnior.